Aniversário do iPhone: um marco da comunicação digital

iphone aniversário 10 anos apple

A Apple comemorou nesta quinta-feira, 29 de junho, o aniversário de 10 anos do iPhone. Neste período, o desenvolvimento da tecnologia digital foi tamanho que fica difícil mensurar seu impacto.

No entanto, pode-se afirmar que a evolução dos smartphones inspirou-se no projeto disruptivo da Apple, que ainda dita as inovações no mundo digital, basta olharmos para os produtos e serviços que temos hoje e que foram espelhados no iOS, na App Store, na Siri.

Após o histórico anúncio de seu lançamento, feito por Steve Jobs, nasceu um desejo em escala mundial: todos queriam aquele pequeno dispositivo que se conectava à Internet, permitia a interação pelo touchscreen e ainda produzia imagens excepcionais.

Resultado? Desde 2007, cerca de 1,2 bilhão de iPhones foram vendidos no mundo, segundo o CEO da Apple, Tim Cook.

Desde então, a ubiquidade gerou a hiperconectividade que vem revolucionando a interação social, o acesso e produção de informação, dados e imagens, o consumo, os negócios.

Hoje metade da população mundial tem acesso à Internet (em 2007, eram apenas 20%), 66% possuem um smartphone (o desktop ficou para trás…), no Brasil há mais celulares do que gente, e 37% das pessoas são ativas nas redes sociais (esta era a população mundial em 1955… 😲).

Tudo em apenas 10 anos! O que são 3.650 dias na história da comunicação?

Juntas, estas e outras transformações alteraram completamente todo o mercado da comunicação, forçando a permanente atualização da formação e das práticas cotidianas dos profissionais do Marketing, Jornalismo, Relações Públicas, Design etc.

Por isso, colegas, para nos mantermos vivos… you better work!

As inovações do mundo digital devem orientar cada passo que todos nós damos na profissão, pois ninguém quer ouvir um “sashay away”. Não acompanhar as novidades e implicações do digital pode ser um erro fatal.

 

Anúncios

Autor: rackmelo

Mestranda em Ciências da Comunicação (ECA/USP), pesquisadora de tecnologia digital e sociabilidade no Centro Internacional ATOPOS e Coordenadora de Inteligência na FSB Comunicação.